Dancing Cheetah no 69

29 Apr

dancing-cheetah_01_02

Vamos dar início a segunda fase da Dancing Cheetah, agora no 69? O primeiro convidado da série de 5 festas, que você sabe, rola todo domingo de maio, é Maurício Valladares

Mauval, como é carinhosamente apelidado por uma legião de admiradores, é uma das principais influências da Dancing Cheetah. Através do seu anárquico e desorientador programa de rádio Ronca Ronca, transmitido pela Oi Fm, Mauval abre semanalmente a cabeça de milhares de ouvintes Brasil a fora. Com um conhecimento enciclopédico sobre tudo quanto é tipo de música, Mauval nos ensina a cada programa que só existem dois rótulos musicais: música boa e música ruim. Uma lenda.

5 Perguntas para Maurício Valladares

DC: Brasileiro sempre teve muito preconceito com música latina. Talvez por causa da língua, a sensação é de aquilo é cafona e tal. Vc concorda? De uma maneira geral, vc acha que isso tá mudando no Brasil? O que vc tem percebido nesse sentido?

MV: essa aversão à música “cucaracha” não é desde sempre não.
até a década de 60, os hermanos transitavam sonoramente pelo brasa: tango, bolero, cha cha cha, cuba & afins. mas acho que o “preconceito” desabrochou na falta de informação/educação dos tempos seguintes…
e, talvez, a rivalidade futebolística (que se tornou mais acirrada) com os argentinos tenha ajudado.

DC: Vc no seu programa nunca se ligou em rótulos e sempre tocou tudo quanto é tipo de música. Porque existem tão poucos espaços pra esse tipo de programa ou veículo? Vc acha que o problema tá na mídia ou realmente o brasileiro não é interessado no que é diferente, no underground, nas chamadas “outras coisas”, vamos dizer assim?

MV: volto à resposta anterior: trata-se de uma questão de informação/educação. as pessoas que se tornaram os cabeças da mídia preferiram, lá no início dos 70, seguir pelo óbvio, pelo de consumo rápido… pelo descartável. e assim as coisas seguem… e pioram a cada dia.
o futuro, mesmo com internet & cia, é negro. no mal sentido da palavra.
afinal, vivemos num país miserável. por isso, de pouco vai adiantar dois brasileiros se interessarem pelo que temos para mostrar… se no mesmo instante, milhares de outros se voltam ao que há de mais estúpido possível. mas a gente segue em frente!

DC: As músicas que vem da Africa, América Central, Oriente Médio, etc, são rotuladas de world music no resto do mundo; uma rótulo guarda chuva pra botar tudo quanto é tipo de som na mesma prateleira. Porque isso acontece até hoje, mesmo com a internet aí pra facilitar o conhecimento e prover informação de tudo quanto é tipo?

MV: tudo e todos tendem a rotular as coisas. fica mais fácil para massificar… e fazer as pessoas (de pouco interesse) entenderem.

DC: Vc é um amante do vinil, da coisa física ali na sua mão, as capinhas, ficha técnica… Mas o mp3 tem seu lado bom, não? Vc baixa coisas? Qual é o seu relacionamento com a internet e a cultura digital?
MV: nunca baixei uma música sequer! jamais me empolguei com os avanços tecnológicos. nenhum deles, voltados à música ou não. agora, isso não me faz cego em relação à importância da internet e seus periféricos.
DC: Como vc avalia o seu momento profissional atual? Hoje o Ronquinha é transmitido pra várias cidades no Brasil, Tim Festival uns anos atrás, assim como festa pros Rolling Stones, show do Radiohead… É o momento mais especial da sua carreira? Ou vc ainda sente saudades da sua época registrando grandes shows, cara a cara com ídolos do rock, com ícones cada vez mais raros na música de hoje?

MV:
é o momento mais especial pelo ineditismo do roNca roNca ser transmitido AO VIVO para nove cidades… e ainda em 2009 outras tantas irão se juntar à rede. quem sabe, em breve, meu sonho de ter o programa em rede nacional não se concretiza?! quanto à fotografia, não tenho saudade de ficar cara a cara com os ídolos.
Então é isso. Nos encontramos no 69 neste domingo, dia 03. A macaca está esperando. Para nomes na lista amiga (R$15,00), basta mandar um email para: dancingcheetah09@gmail.com
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: