Zebda

16 Jun

zebda 1

De tempos em tempos, a Cheetah menciona aqui no blog alguns dos artistas que a influenciaram diretamente nos sons globais. Dessa vez, chegou a hora de falar no Zebda, um dos mais queridos e amados gupos musicais franceses. Mesmo não produzindo nada desde 2003, o Zebda ainda é um dos preferidos da casa. Essence Ordinaire, de 1998, é daqueles discos (cada vez mais raros hoje em dia) de ouvir do começo ao fim sem pular nenhuma faixa.

Formado por 7 integrantes, muitos deles descendentes de árabes, o Zebda, de Toulouse, é caracterizado por um som bem upbeat – acordeon francês, reggae, hip-hop e rai (uma mistura de ritmos do norte da África, especialmente Algéria, e pop music internacional) – com letras bastante engajadas, que falam do cotidiano social e político das minorias étnicas que vivem nos grandes centros franceses, especialmente os jovens habitantes das periferias. O Zebda levava suas mensagens tão a fundo, que muitos de seus membros eram membros de ONGs em prol de melhores condições aos imigrantes e descendentes de árabes na França.

zebda

Vamos as músicas, todas do clássico dos clássicos Essence Ordinaire.

Tomber la chemise é a mais famosa de toda a carreira do Zebda, um ska two-tone que pra Cheetah é uma das menos legais do disco.

Já Oualalaradime é hino. E o clip é muito bom também, vejam só.

Pra baixar, duas jóias. A primeira delas muito é tocada no esquenta da pista.

Zebda – Double Peine

Zebda – Tombés des nuis

Mas o será que quer dizer Zebda? Em árabe, manteiga (beurre, em francês), uma brincadeira com a gíria que os franceses usam para se referir aos árabes, beur.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: