Shangaan electro

25 Apr

Deu na Fader.

O sul africano Tshepang Ramoba, baterista do BLK JKS, se juntou ao produtor Wills Glasspiege numa peregrinação ao redor das cidades de Joanesburgo e Limpopo em busca dessa versão eletrônica, super rápida e meditativa do ritmo folclórico dos shangaans, um dos povos mais marginalizados de toda a África do Sul. Dessa pesquisa vai sair uma coletânea, a primeira do gênero, programada para antes da Copa. Falando em Copa, Tshepang, que toca com sua banda na festa de abertura do mundial de futebol, promete tocar shangaan electro antes do BLK JKS, claramente uma provocação a elite sul africana.

O primeiro produtor a eletrificar o o ritmo dos shangaans chama-se Dog. Ele foi o primeiro a injetar samples, usar synths e botar vídeos no YouTube com suas produções.

Bônus

Janka Nabay – Eh Congo

(Janka Nabay é empresariado pelo Wills Glasspiege, o parceiro de Tshepang na empreitada de documentar o shangaan electro. A dupla de se conheceu depois que Nabay abriu alguns shows do BLK JKS em Nova Iorque)
Advertisements

One Response to “Shangaan electro”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Copa do Mundo_África do Sul – faltam 7 dias « Dancing Cheetah - June 5, 2010

    […] gobal. Desde 2007, quando o hino Township funk surgiu pela Warp e mostrou que diabos era o kwaito, todos os radares das novas tendências eletrônicas estão apontados para a Cidade do Cabo e Joanesburgo. A Cheetah […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: