Konono Nº1

18 May

Konono Nº1 é um grupo musical formado em Kinshasa, na República Democrática do Congo. São três kalimbas elétricas (aqueles pianinhos de dedo, manja?), dançarinos, instrumentos percussivos feitos a partir de lixo e um sistema de amplificação bem original: microfones construido com madeira, peças de carro detonadas e um amplificador gigante com aspecto de corneta. O resultado disso tudo é ao mesmo tempo punk, tribal e trance, cheio de distorção e feedback, altamente hipnótico.

A história do Konono é meio Buena Vista, com o belga Vincent Kenis assumindo o papel do Ry Cooder. Fundado no final dos anos 60 por Mingiedi, um virtuoso do likembé, o Konono até os anos 2000 só havia sido registrado em disco uma única vez – e numa coletânea. Foi a insistência do belga atrás dos músicos originais da banda que gerou o já antológico Congotronics vol.1, lançado em 2005 e cult entre virou cult entre a turma do rock e a do eletrônico.

Assume Crash Position, novo disco do Konono Nº1, acaba de ser lançado pela Crammed (olha que belezinha esse pack que eles estão oferecendo na gravadora!).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: